segunda-feira, 19 de julho de 2010
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Perda Auditiva Condutiva?
Diagnóstico
Os testes da audição com diapasões podem ser realizados no consultório médico, mas a audição é mais adequadamente testada em uma câmara à prova de som por um fonoaudiólogo que utiliza um dispositivo eletrônico que emite sons em tons e volumes específicos. A audiometria mensura a audição de forma precisa com o auxílio de um dispositivo eletrônico (audiômetro) que produz sons em freqüências (tons puros) e volumes específicos. O limiar auditivo para uma variedade de tons é determinada através da redução do volume de cada tom até o indivíduo não conseguir mais ouvi-lo. Cada ouvido é testado separadamente. Para mensurar a audição por condução aérea são utilizados fones, de modo que o som tem que viajar através do ar para chegar ao ouvido. Uma perda auditiva ou um limiar auditivo subnormal pode indicar um problema em qualquer parte do aparelho auditivo (canal auditivo, ouvido médio, ouvido interno, nervo auditivo ou vias do nervo auditivo no cérebro).Para localizar o problema, utiliza-se um dispositivo que vibra aplicado contra o osso localizado atrás da orelha (processo mastóide). Como os tons altos apresentados a um ouvido também podem ser percebidos pelo outro, o tom do teste é mascarado pela apresentação de um som diferente, normalmente um ruído. Desta maneira, o indivíduo ouve o teste do tom apenas através do ouvido que está sendo testado.
A vibração propaga-se por todo o crânio, incluindo a cóclea óssea do ouvido interno. A cóclea contém células ciliadas que convertem as vibrações em impulsos nervosos, os quais são em seguida transmitidos ao longo do nervo auditivo. Este teste evita o ouvido externo e o ouvido médio e avalia apenas o ouvido interno, o nervo auditivo e as vias do nervo auditivo no cérebro. São utilizados diapasões com diversos tons (freqüências), pois alguns indivíduos conseguem ouvir sons de determinadas freqüências e não de outras.
Algumas das Causas para a perda Auditiva Condutiva são:
Otite Média |
|
Otoesclerose |
|
Outras Causas |
|
terça-feira, 27 de abril de 2010
DIA 28 DE ABRIL: DIA INTERNACIONAL DA CONCIENTIZAÇÃO SOBRE O RUIDO
15º Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído
O impacto do ruído na audição, saúde e qualidade de vida não pode ser questionado. Inúmeras peças da literatura técnica mostram em todo o mundo os perigos para a audição causados pela exposição repetida ao ruído. Numerosos estudos mostram que o ruído, junto com outros agentes causadores de stress, está relacionado com mudanças físicas e psicológicas negativas nos seres humanos. Os indivíduos e as comunidades não mais aceitam o ruído como um efeito colateral da sociedade industrializada.
Todos os anos, em abril, é celebrado o “Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído”. Serão 60 segundos de silêncio, entre 14:25 e 14:26, para destacar o impacto do ruído nas nossas vidas cotidianas, proporcionando aos participantes uma pausa e uma oportunidade de conscientização sobre esse problema que atinge todos nós.
Junte-se a essa iniciativa e divulgue o International Noise Awareness Day (INAD) em sua comunidade: promova eventos na sua empresa, bairro ou escola e ajude-nos a fazer dele, um grande evento também aqui no Brasil.
Pare com esse barulho!
Fonte: SOBRAC - http://www.acustica.org.br/
sexta-feira, 23 de abril de 2010
A Tecnologia dos Aparelhos Auditivos
Os aparelhos auditivos analógicos são os que utilizam o processamento analógico do sinal, ou seja, utilizam a eletrônica convencional para converter o som, captado pelo microfone, em um sinal elétrico analógico. A tecnologia analógica foi a primeira a ser lançada no mercado de próteses auditivas. São regulados manualmente pelo fonoaudiólogo e a possibilidade de ajuste é menor.
Já o processamento digital foi a última inovação lançada no mercado de próteses auditivas, disponível no mercado desde 1996. Nesse tipo de sistema, o som é convertido em sinal digital e processado dessa forma, proporcionando uma qualidade sonora melhor e mais clara. Uma pessoa com perda auditiva pode ter dificuldade em ouvir sons fracos, mas ao mesmo tempo sentir desconforto quando alguns sons são amplificados. Os aparelhos auditivos com circuito digital são capazes de analisar os sons do ambiente e separar aqueles que precisam de amplificação daqueles que não precisam, existe uma possibilidade maior de ajuste ao som, o aparelho consegue analisar o som que entra e o diferencia em fala ou ruído.
Agora é passar com um médico Otorrinolaringologista para detectar qual é o seu tipo de perda auditiva e verificar qual tipo de aparelho se adapta melhor.
Na próxima postagem falaremos sobre as perdas auditivas.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL? POIS É SÃO AS PROTESES AUDITIVAS
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Tecnologias ajudam você a voltar a escutar, o Implante Coclear é uma delas!
terça-feira, 6 de abril de 2010
Implante Coclear, Você já ouviu falar?
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Audivox Audiometrias
A Audivox fonoaudiologia especializada é uma empresa com uma equipe de fonoaudiólogas altamente qualificadas.
Realizamos serviços como audiometrias ocupacionais, triagens vocais, programas de conservação auditiva e vocal para as empresas, palestras, orientações e cursos.
Todos os serviços prestados pela audivox fonoaudiologia especializada são tratados com atenção, respeito, contando sempre com equipamentos modernos e de alta tecnologia.
Nossos exames de audiometria tem padrão de qualidade aceito em qualquer ato administrativo ou ação jurídica.